A minha, a tua e a nossa pátria

livros escolares para o ensino de história na década de 1920

Autori

  • Raquel Alves da Silva Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Parole chiave:

Ensino de História, Livro didático, História pátria

Abstract

O objetivo do presente artigo é examinar dois materiais didáticos indicados para uso no ensino de História Pátria nas escolas primárias cearenses nas décadas de 1920 e 1930. Pretende-se, desse modo, pensar a escrita sobre a história nacional e local, destinada às crianças, presentes nas publicações indicadas para uso escolar a partir da perspectiva da Escola Nova. Em específico, serão analisados os livros Minha Pátria, de João Pinto e Silva (1889-1950) e Nossa Pátria, de Rocha Pombo (1857-1933). Dos livros presentes na lista para uso nas escolas cearenses os dois volumes citados acima possuem a linguagem mais simples e os textos suavizam os acontecimentos do passado em forma de historietas sobre a história nacional. A finalidade dessas obras de cunho cívico consiste no pensamento de que o amor à pátria evitaria as intrigas entre os brasileiros. Além disso, o estudo das obras didáticas permite observar como os professores e educadores desse período construíam a sua prática diante da inexistência de cursos de formação específica em História.

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Pubblicato

2017-07-01

Come citare

Silva, R. A. da. (2017). A minha, a tua e a nossa pátria: livros escolares para o ensino de história na década de 1920. Em Perspectiva, 3(1), 161–179. Recuperato da http://periodicos.ufc.br/emperspectiva/article/view/44571

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático