SENHORA: UMA ARTICULAÇÃO CULTURAL DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NO SÉCULO XIX
Resumo
Consagrado e fecundo autor da estética romântica no Brasil, José Martiniano de Alencar é conhecido por criar os chamados “perfis de mulher”, dos quais fazem parte as obras Lucíola (1862), Diva (1864) e Senhora (1875), que retratam a ascensão da classe burguesa carioca, o que, pouco a pouco, altera diversos costumes das elites, especialmente o olhar sobre a mulher e o seu papel social. O trabalho aqui proposto destina-se a discutir como esta mulher burguesa é representada na obra publicada em 1875; e como esta representação reflete os costumes e ditames do Rio de Janeiro do século XIX, diante de três eixos escolhidos para este estudo: o domínio dos homens sobre o feminino; a apresentação e a educação femininas; a relação entre a burguesia e o casamento. Diante disso, observar-se-ão as mudanças ocorridas nos costumes da sociedade brasileira, que passa de aristocrática e rural para burguesa e urbana, através da narrativa escolhida para a presente investigação.
Referências
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