CONTRASSEXUALIDADE EM ROMANCES DE FORMAÇÃO DE CASSANDRA RIOS: UMA LEITURA DE EU SOU UMA LÉSBICA E GEORGETTE

Autores

  • Marcelo Branquinho Resende Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

Os estudos sobre a vida e obra de Cassandra Rios, emergidos durante os anos 2000 nos Estados Unidos e Brasil, apresentam análises que tem como foco o legado da escritora para a literatura e comunidade LGBTQ+ brasileiras, buscando distanciá-la dos rótulos de escritora pornógrafa e imoral atribuídos a ela durante sua vida, que lhe renderam perseguição política, censura moral e ostracismo intelectual. A partir das contribuições dos últimos estudos cassandrianos, o presente artigo pretende analisar dois romances de formação de temática LGBTQ+ da autora sob a ótica da contrassexualidade: Georgette, de 1956; e Eu Sou Uma Lésbica, de 1980. Os romances, que respectivamente trazem como protagonistas um personagem transgênero e uma lésbica, colocam grande ênfase nas experiências sexuais dos dois personagens. Pretendemos analisar a relação que os romances apresentam entre práticas sexuais que Paul B. Preciado definiria como contrassexuais e suas influências na formação de subjetividades e na construção de um discurso subversivo de práticas sexuais heteronormativas.

Biografia do Autor

Marcelo Branquinho Resende, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Referências

AMARAL, Pedro. Meninas más, mulheres nuas: as máquinas literárias de Adelaide Carraro e Cassandra Rios. Rio de Janeiro: Papéis selvagens, 2017.

BUTLER, Judith Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017a.

CANTALICE, Juviniano Gomes de. Configurações do homoerotismo feminino na obra As Traças de Cassandra Rios. Dissertação. (Mestrado em Literatura). 2011. Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa.

CASTRO, Maria da Glória. O interdito no ideal de nação: a lesbiana existe para a literatura brasileira? In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 32. Brasília, Julho-Dezembro, 2008.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2013.

DIAS, Mariane Bovolani. Jornalismo cultural e contestação: uma análise do livro Nicoleta Ninfeta, de Cassandra Rios. Monografia. Graduação em Comunicação Social - Jornalismo. 2012. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru.

FACCO, Lúcia; LIMA, Maria Isabel de Castro. Protagonistas Lésbicas: a escrita de Cassandra Rios sob a censura dos anos de chumbo. In: Labrys, estudos feministas, n.06, 2004.

GOMES, Jorilene Barros da Silva. Nem santa nem puta: moral e censura na obra de Cassandra Rios (1940-1970). Monografia. Graduação em História. 2012. Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa.

LESSA, Patricia. O que a história não diz não existiu: a lesbiandade em suas interfaces com o feminismo e a história das mulheres. In: Em tempo de Histórias, n.7, 2003. Disponível em: < http://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/2669/2218>. Acesso em: 14 mai 2018.

LIMA, Maria Isabel Castro. Cassandra, Rios de lágrimas: uma leitura dos inter (ditos). Dissertação. Mestrado em Literatura. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

LONDERO, Rodolfo Rorato. Pornografia e censura: Adelaide Carraro e Cassandra Rios e o sistema literário brasileiro nos anos 1970. Londrina: Eduel, 2016.

MESSEDER, Suely Aldir; PEREIRA, Ana Gabriela Pio. O encontro no universo lésbic de Cassandra Rios: desafios, ambiguidades e tensões nos atos performativos masculinizados em “mulheres lésbicas”. In: Via Atlântica. N. 24, 2013. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/58049/99103>. Acesso em: 14 mai 2018.

PIOVEZAN, Adriane. Amor romântico x deleite dos sentidos: Cassandra Rios e a identidade homoerótica feminina na literatura (1948-1972). Dissertação. Mestrado em Estudos Literários. 2005. Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

PRECIADO, Beatriz. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. Trad. Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1, 2014.

RIOS, Cassandra. Eu sou uma lésbica. Rio de Janeiro: Azouge editorial, 2006.

___. Georgette: sex veste saia. Rio de Janeiro: [s.n.], 1961.

SANTOS, Rick J. Uma visão queer do discurso de Cassandra Rios. In: RIOS, Cassandra. Uma mulher diferente. São Paulo: Brasiliense, 2005.

VIEIRA, Kyara Maria de Almeida. “Onde estão as respostas para as minhas perguntas”?: Cassandra Rios – a construção do nome e a vida escrita enquanto tragédia de folhetim (1955-2001). (Tese). Doutorado em História. 2014. Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Downloads

Publicado

2019-01-19