A Poética do assombro

As mulheres em contos de Poe

Autori

Abstract

Este artigo pretende, por meio de uma leitura do texto crítico “A filosofia da composição” de Edgar Allan Poe (1809-1849), analisar três contos deste autor, nos quais as personagens femininas são componentes fulcrais da história e da trama. Os contos analisados são “Berenice”, “Ligeia” e “Morella”. Almeja-se, também, considerar, à luz do texto teórico, o modo como Poe compôs essas obras. Além de, é claro, investigar a poética do autor e a maneira como as personagens femininas aparecerem inseridas nela. Nas palavras de Baudelaire (1999, p. 16): “E suas mulheres, todas luminosas e doentes, morrendo de doenças estranhas e falando com uma voz que parece uma música, são ele ainda; ou pelo menos [...] participam fortemente da natureza de seu criador.” Observa-se, assim, a maestria do autor americano ao construir suas narrativas breves. Edgar Allan Poe, por meio do pleno domínio de suas proposições teóricas, faz de seus contos um laboratório para a experimentação de novas técnicas e para a construção de efeitos de sentido. Ademais, frisa-se a reiteração dos recursos preferidos do autor, como a repetição, as epígrafes retomadas no interior da narrativa por meio de diálogos e digressões narrativas bem como a simbologia de nomes. O autor tece detalhadamente os contos estudados; ele enlaça as personagens num enredo cuidadosamente construído, fazendo com que esses seres de papel, poliédricos e especulares, possam ser lidos como facetas do próprio artífice atormentado.

Biografia autore

Sérgio Gabriel Muknicka, UNESP FCLAr

Sérgio Gabriel Muknicka ha conseguito il Master in Studi Letterari nel 2017 presso l’Università Statale Paulista (UNESP - Araraquara), dove attualmente sta terminando il dottorato. Dal 2018 lavora come professore nelle materie “Lingua francese”, “Teatro francese”, “Traduzione francese” e “Pratica orale in lingua francese” presso il Dipartimento di Lingue Moderne della Facoltà di Scienze e Lettere - UNESP, Campus d’Araraquara. Lavora con le lingue straniere moderne e la loro letteratura (italiana/francese/brasiliana/portoghese).

Come argomenti di ricerca, si può sottolineare: il romanzo italiano del novecento, il romanzo italiano del ottocento, il racconto italiano, il teatro italiano e francese, la traduzione letteraria ed il personaggio letterario-teatrale. Fa parte dei gruppi di studio: “Grupo de Estudos da Narrativa” (GEN, CNPq) e anche “A Literatura do Final do Século XIX: o Simbolismo, seus antecedentes e repercussões” (CNPq), basati ambedue su FCL-UNESP-Araraquara.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-07-27