FORMAÇÃO DOCENTE NA EAD

Autores

  • Daniele de Oliveira Xavier
  • Hermínio Borges Neto
  • Antonia Lis de Maria Martins Torres

Resumo

Este trabalho objetivou investigar as bares teóricas que sustentam às concepções metodológicas voltadas aos processos didáticos na modalidade a distância. Desta forma,o estudo em pauta trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico de modo que foi possível identifcar aspectos relevantes que implicam diretamente na atuação destes profissionais, tais como: conhecer o contexto histórico desta modalidade, análise das concepções e metodologias buscando identificar de que modo essas compreensões interferem na formação e atuação de profissionais que atuam nesta modalidade.Como resultados, podemos evidenciar que os estudos téóricos seviram para conceituarmos de forma mais consistente teorias referentes a Educação a Distancia, entendermos a postura docente no contexto dos ambientes virtuais, bem como conhecermos propostas de formações que facilitem esse processo, servindo como referência para a formação de profissionais que atuarão nesta modalidade. Assim, acreditamos na relevância desses estudos uma vez que podemos amenizar e compreender melhor as dificuldades encontradas por docentes que atuam nesta modalidade, muitas vez sem experiência, deparam-se com concepções e metodologias diferentes daquelas já conhecidas e incorporadas no ensino presencial.Concluimos que investigações desta natureza contribuem para refletirmos acerca dos significados que orientam as políticas de formação direcionadas à atuação docente em contextos virtuais.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

II Encontro de Tecnodocência