MANEJO DE FORMAS FARMACÊUTICAS OFTÁLMICAS ATRÁVES DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA
Resumo
A simulação realística é uma técnica inovadora, que auxilia no processo de aprendizagem dos alunos, replicando cenários de cuidados ao paciente, em ambiente próximo à realidade, usando manequins simuladores. Assim, os acadêmicos podem aprender e desenvolver habilidades para sua vida profissional.Objetivo: Desenvolver, de forma correta, a técnica de administração de medicamentos por via oftálmica.Métodos: No Laboratório de Habilidades Clínicas e de Comunicação, do Curso de Farmácia, da Universidade Federal do Ceará, foi realizada a prática na disciplina de Farmacologia Aplicada, usando-se a técnica de simulação realística em manequins, para um total de 22 estudantes. A aula foi dividida em quatro etapas: 1. Aplicação de questionário de sondagem(avaliação inicial) com três perguntas(1ª. Você conhece a técnica apropriada de instilação de colírios?/2ª. Você tem conhecimento sobre a conservação de colírios após abertos?/3ª. Você conhece alguma técnica que auxilia o paciente a sentir a quantidade de gotas que foram instiladas no olho?); 2. Aula expositiva sobre a administração de medicamentos por via oftálmica (máx 30 min); 3. Treinamento da técnica de administração de colírios, em manequins, com a supervisão de professores e farmacêuticos; 4. Aplicação do mesmo questionário da etapa 1 (avaliação final). Utilizou-se a escala de Likert. Resultados: No teste inicial, com relação a 1ª pergunta, 63,6% dos estudantes responderam que “não conhecia” a técnica correta, 31,9% “conhecia pouco” e 4,5% “conhecia muito”. Após a prática, ninguém respondeu que “não conhecia a técnica”, 9% “conhecia pouco” e 91% afirmou que “conhecia muito”. Em relação às outras perguntas, na avaliação final, a maioria respondeu “conheço muito”. Conclusão: O desenvolvimento da simulação realística aprimora conhecimentos práticos aos acadêmicos e se propõe a formar profissionais mais críticos, reflexivos e preparados para atuação real.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
I Encontro de Iniciação Acadêmica
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