ANÁLISE QUALITATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM PRINCÍPIOS DE ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA: PERÍODO 2015-2016
Resumo
Atualmente, no Brasil, existe uma grande preocupação com a qualidade do ensino superior e com o desenvolvimento dos alunos durante a graduação. Uma das tentativas do governo de melhorar tal fato foi criar o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). A disciplina Princípios de Entomologia Agrícola é muito importante para a formação do Engenheiro Agrônomo, assim, decidiu-se fazer uma pesquisa cujo objetivo foi analisar qualitativamente variáveis que supõe-se influenciar o conhecimento e o desempenho dos alunos na disciplina, a exemplo de: qualidade do material utilizado nas aulas, a presença dos monitores, a frequência com que esses são requeridos pelos alunos e se há influência nas notas dos alunos etc. Para tanto, 43 ex-alunos da disciplina, aleatoriamente, responderam anonimamente um questionário com 26 questões sobre comunicação entre professores- monitores- aluno, quantidade de horas estudadas para as Avaliações, quanto as aulas práticas e teóricas contribuíram para o desempenho dos mesmos e se pensam em especialização na área de Entomologia. Os resultados mostraram que 72% dos alunos acreditam que a participação nas aulas influencia seu conhecimento, 67% pensam que a disciplina é muito importante para a sua formação acadêmica, mas 16% creem ser pouco ou pouquíssimo importante. 95% dos alunos acham os monitores importantes para o desempenho deles e 81% citam como muito importante, 13% consideram regular e apenas 6% dizem que foi pouco ou pouquíssimo importante. Quanto à comunicação com os monitores, 78% afirmam que foi muito boa ou boa e quanto aos professores, 82% dos alunos escolheram as opções: regular, pouco boa e péssima. Sobre o material disponibilizado para estudo, 53% dos alunos o conceituaram como pouco bom ou regular, sendo que a maior reclamação é a antiguidade do material. Dos 43 alunos pesquisados, 30% expressam o desejo de especialização na área de Entomologia.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
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