AVALIAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO FUNDAMENTADA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Michell Plattini Nascimento Gomes
  • Arthur Lima Alencar
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Muito se tem discutido a respeito do tema saúde. A partir do final do século XVIII, novas experiências e definições sobre saúde foram expostas à sociedade. De uma visão mais individualista, focada em cuidados sanitários e eugenistas, até concepções mais sociais, com ênfase coletiva e viés político, o debate sobre saúde foi se estabelecendo. No Brasil, os registros sobre a inserção da Educação Física nesse debate, mais especificamente na saúde escolar, datam de 1850 (FIGUEIREDO; MACHADO; ABREU, 2010). Diversas definições, metodologias e estratégias sobre saúde surgiram ao longo dos anos. Uma dessas propostas, a de Promoção da Saúde, coloca no centro do debate fatores sociais antes vistos como irrelevantes pela visão tradicional da saúde. O objetivo do estudo consistiu em avaliar as contribuições de uma intervenção fundamentada na promoção da saúde como conteúdo das aulas de Educação Física numa turma de ensino médio de escola da rede estadual de Fortaleza-CE. Como objetivos específicos buscou identificar os fatores que contribuem ou não para a promoção da saúde nas aulas de Educação Física; Identificar as concepções que os estudantes têm sobre o tema saúde abordado pela Educação Física; analisar a percepção dos alunos sobre a relação entre promoção da saúde e aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. A metodologia da pesquisa proposta é qualitativa, avaliativa e interpretativa. Teremos aulas práticas e teóricas, questionários, diário de campo e entrevistas.A partir dos resultados obtidos nessa intervenção teremos mais subsídios para discussões acadêmicas voltadas para estudantes e professores sobre uma visão de saúde global, participativa e crítica, bem como na elaboração de possíveis aulas de Educação Física na escola através do ideário da Promoção da Saúde.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência