CLONAGEM REPRODUTIVA: ESTAMOS PREPARADOS PARA DISCUTIR SOBRE ISSO? O QUE PENSAM FUTUROS BIÓLOGOS
Resumo
A clonagem reprodutiva é uma técnica onde há o desenvolvimento de um indivíduo idêntico à um já existente, onde o núcleo de um óvulo é substituído pelo núcleo de uma célula somática. Na ciência, além de estudar e discutir sobre o assunto, o Biólogo dentro das Escolas e das Universidades deve ser o mediador da compreensão do assunto pelos estudantes e de promover um senso crítico sobre as consequências do uso dessa técnica. Dessa forma, este trabalho, como pesquisa da monitoria da disciplina Biologia do Desenvolvimento, avaliou a opinião dos alunos do segundo período do Curso de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) que estavam cursando a referida disciplina sobre o tema Clonagem Reprodutiva. Foi elaborado um questionário com 8 perguntas e aplicado online no período de cinco dias. Utilizou-se a análise de natureza quantitativa.Dos 18 alunos que responderam, 44,4% têm pouco conhecimento sobre o assunto. Em contrapartida 55,6% têm um bom conhecimento sobre isso e 33,3 % pensam em seguir a carreira de Embriologista. Já em relação a disseminação do assunto, 94,4% dos alunos acham que ele deve ser discutido em sala de aula. No entanto, mais de 40% deles pensam que a Universidade e as disciplinas do seu curso ainda não dão uma base de como discutir esse assunto melhor dentro e fora da sala de aula. Dessa forma, conclui-se que uma grande parte dos alunos entende o que é Clonagem Reprodutiva e o quanto ela deve ser discutida nas escolas, nas universidades e em outros locais. Também, de acordo com os alunos, a Universidade não traz formação necessária para que eles possam aprender melhor sobre esse assunto, seja nas disciplinas ou em eventos científicos, o que pode dificultar a formação desses alunos como futuros Professores ou Biólogos. Além disso, o enfoque dado ao assunto, a partir das respostas dos alunos, direciona à ciência, sem uma maior postura crítico-social do tema.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.