SISTEMA DE COTAS NO CEARÁ: A COMPREENSÃO DE JOVENS NEGROS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM FORTALEZA

Autores

  • Gisele Menezes Dutra
  • Bruna Maria Rodrigues Lopes
  • Larissa Eufrásio Peixoto Mota
  • Veriana de Fatima Rodrigues Colaco

Resumo

Este trabalho apresenta a pesquisa Expectativas de Futuro de Jovens Negros do Ensino Médio de Escolas Públicas de Fortaleza: implicações da implantação do sistema de cotas no Ceará. Em 2013 a Universidade Federal do Ceará inaugurou a política de cotas, esse novo cenário para os estudantes de escolas públicas motivou nossa hipótese a respeito de mudanças possíveis nas expectativas de entrada na universidade com o sistema de cotas, focando os estudantes negros. À luz de uma concepção histórica e cultural do processo de constituição subjetiva e de construção identitária, consideramos que os processos de discriminação e exclusão social de negros no Brasil, além das consequências objetivas, produzem marcas no plano subjetivo, muitas vezes tornando obscura a percepção de oportunidades. A metodologia se deu, primeiro, numa etapa exploratório-descritiva, com aplicação de um questionário, composto por 14 itens objetivos, três com justificativa aberta, a fim de mapear o conhecimento dos estudantes sobre o sistema de cotas. Foi realizado com 479 alunos de 12 escolas estaduais das seis Regionais de Fortaleza. A segunda etapa, usando a metodologia de oficina temática em pesquisa intervenção, está sendo desenvolvida em duas das escolas participantes. Os resultados da primeira etapa evidenciam uma desinformação geral sobre esses temas pelos estudantes, o que comprometeu nossa hipótese. Foi verificado, pelos questionários e observações, que eles não estão informados sobre o sistema de cotas, isto reflete a pouca atualização das escolas com relação a essa política. A análise de conteúdo das justificativas mostra a compreensão do sistema de cotas como viabilizador de oportunidades para estudantes de escolas públicas e para negros, a diminuição do preconceito e maior diversidade cultural no Ensino Superior. E por outro lado, respostas negativas enfatizam o mérito como critério de acesso à universidade, o aumento do preconceito racial, que os cursos poderão baixar a qualidade.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXXV Encontro de Iniciação Científica