A AVALIAÇÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR UTILIZANDO JOGOS DIDÁTICOS.

Autores

  • Vitoria Lara Martins Marques
  • Francisco Breno Silva Teófilo
  • Raphael Alves Feitosa
  • Denise Cavalcante Hissa
  • Maria Izabel Gallao

Resumo

Os jogos didáticos são abordagens pedagógicas que ajudam o professor a alcançar objetivos estabelecidos de forma engajadora, permitindo que o estudante assuma um novo papel na dinâmica escolar. Através deles, a compreensão de conceitos e processos que parecem abstratos é facilitada. Sendo a disciplina de Biologia Celular, na Universidade Federal do Ceará (UFC), ofertada aos alunos do primeiro semestre; período de mudança e adaptação ao meio acadêmico, uma melhora em sua didática pode refletir na diminuição da evasão do curso. Desse modo, o trabalho teve por objetivo analisar a efetividade do uso de jogos didáticos como meio de aproximação ao conteúdo. A prática foi feita em turmas do primeiro semestre dos cursos de Ciências Biológicas e de Biotecnologia. Foram utilizados cinco jogos produzidos por alunos de semestres anteriores na mesma disciplina, dois sobre a Síntese Proteica (SP1 e SP2), dois acerca do Tráfego de Vesículas (TV1 e TV2) e um sobre Citoesqueleto (Ct). Os alunos jogaram antes e depois da apresentação do conteúdo teórico, demonstrando certa dificuldade na primeira aplicação dos jogos e maior desenvoltura após explanação da teoria. Como resposta, os estudantes preencheram questionários, a partir dos quais alguns jogos foram avaliados como demorados, difíceis e confusos (TV2) em contraposição a outros que, mesmo antes da explicação teórica, foram considerados didáticos (SP1, SP2 e Ct, principalmente); demonstrando a importância da elaboração de jogos atrativos, adaptados ao público alvo e de fácil compreensão. Foram consideradas também observações de comportamento e comentários dos mesmos em sala, além de que, quando questionados sobre a contribuição dos jogos na resolução da prova, a grande maioria (97%) afirmou que a atividade contribuiu para melhora na nota. Assim, a partir da análise dos resultados, confirmou-se a eficiência dos jogos didáticos na aprendizagem dos conteúdos teóricos de biologia celular.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

VI Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação