LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS PRIMEIROS SEMESTRES: UM OLHAR MAIS ADIANTE.

Autores

  • Naiara Pinto Mesquita
  • Aline Costa da Silva
  • Tassiany dos Santos Mota
  • Samuel Paulo Lopes dos Santos
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Dando continuidade ao projeto Inter-Ações na Perspectiva do Formar-se iniciado em 2015, foram reavaliados os alunos ingressos nesse mesmo ano, para verificarmos suas opiniões quanto à participação no curso e como avaliam o mesmo, levando em conta que no estudo anterior, muitos deles se mostraram confusos em muitas respostas, e assim identificar se esses fatores de evasão aumentaram ou diminuíram, frente às suas vivências no curso desde o ingresso. Foi aplicado um questionário verificando fatores como a relação com os colegas e professores, auto avaliação de desempenho e avaliação do curso. O estudo foi realizado com 19 alunos do 3º semestre de Licenciatura em Educação Física, os mesmos que responderam outro questionário aplicado no 1º semestre. Para esse estudo, escolhemos 5 perguntas. Como resultados identificamos (em números aproximados) que: no quesito relações, 68% dos entrevistados mantém uma relação boa com seus professores, 52% mantém uma relação boa com seus colegas, e ninguém mantém relações ruins ou péssimas com os colegas e/ou professores, indicando assim que as relações nesse estudo não aparecem como indicador de evasão; no quesito auto avaliação de desempenho, 73% dos entrevistados estão satisfeitos com suas notas, enquanto 26% não estão satisfeitos, 31% são totalmente dedicados ao curso e 68% são parcialmente dedicados ao curso, indicando que a dedicação é presente no cotidiano acadêmico dos mesmos, o que nos leva a crer que também favorece a permanência desses alunos no curso; e por fim o quesito de avaliação do curso, no qual os alunos responderam todos com respostas positivas como: excelente, muito bom e muito completo, além de falarem dos ótimos professores e da qualidade do corpo docente, indicando assim que estão satisfeitos com o curso de uma forma geral. Todas essas questões nos levam a crer que as vivências desses alunos desde o ingresso favorecem sua a finalização do curso, e indicam que os fatores de evasão diminuíram.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

VI Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação