A AGROECOLOGIA COMO UMA FERRAMENTA ESCOLAR DIDÁTICA, PRÁTICA E INTEGRATIVA - CÓDIGO: CH00.2014.PG0150 PROGRAMA VERDE LUZ DE GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL

Autores

  • Gabriel Chagas de Lima
  • Gabriel Chagas de Lima
  • Alice Frota Feitosa
  • Eloá Cristina Arruda Martins
  • Jose Candido Lustosa Bittencourt de Albuquerque

Resumo

Nos dias atuais passamos por diversos conflitos socioambientais em diferentes localidades, muitos destes provindos da má relação entre humanos e o ambiente em que vivem. Quando começamos a refletir sobre o ser humano e sua atual conjuntura, é possível notar que até mesmo questões básicas como alimentação, relações e diálogo se encontram fragilizadas. O resgate das noções básicas de sustentação humana são fundamentais para permitirmos novos direcionamentos socioculturais de modo mais sustentável. E desse modo muitas críticas ao atual modelo nascem, mas ao mesmo tempo poucas opções são realmente viabilizadas. A Agroecologia vem contrapondo o atual modelo, encarando o ser humano como ser produtivo e ecológico, reconectando suas práticas aos aspectos ambientais. O Verdeluz reconhecendo a reconexão do ser humano através da sua prática na construção de um ambiente mais sustentável, idealizou o projeto Agroeco. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência das atividades desenvolvidas e reflexões realizadas no ano de 2017. Após uma palestra feita pelo Verdeluz em 2016 na Escola Estadual Maria da Conceição Porfírio Teles, uma estudante procurou a equipe para restauração do espaço da horta em sua escola, para reestruturação em um espaço didátco e de convivência. A partir disso, desde o início de 2017 vem sendo trabalhado semanalmente de forma teórica e prática atividades ligadas ao conteúdo agroecológico, com um grupo de aproximadamente 10 estudantes. Atividades envolvendo turmas, diretoria e professoras da escola também vem sendo executadas, como palestras e conversas, e outras estão em planejamento. O projeto ainda não foi finalizado e tem resultados preliminares. O envolvimento dos jovens vem sendo intenso, fruto do entendimento de causa. Contribuindo para o trabalho em grupo e melhora do comportamento escolar. Algumas dificuldades são: Encontrar parceiros e apoio financeiro para materiais. Refletir sobre o alimento é refletir sobre nós mesmos.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Extensão