LUZ, CÂMERA, EDUCAÇÃO: O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Resumo
O projeto Vídeos Manual de Exame Físico nasceu no ano de 2017, a partir do interesse dos bolsistas em criar uma ferramenta com a qual os alunos do curso de medicina poderiam ter contato com a técnica exigida em determinados procedimentos da prática médica fora do hospital universitário ou dos livros didáticos. A ideia de desenvolver um novo instrumento metodológico veio da análise de vários estudos que sugerem haver ao menos quatro estilos de aprendizagem (visual, auditivo, tátil e sinestésico) associados à percepção por parte dos bolsistas de que, fora do ambiente hospitalar, onde os estudantes estão acompanhados dos professores, a faculdade de medicina não fornece materiais didáticos que contemplem esses vários estilos de aprendizagem no que tange o estudo da semiologia médica. Surgiu, pois, a ideia de gravar vídeos nos quais os alunos teriam contato com esses procedimentos afim de que já estivessem familiarizados com estes ao iniciar a prática clínica. Além disso, os vídeos poderiam servir para revisão ou para aprimoramento da técnica dos alunos. O material ideal deveria ser interativo, oferecido através de um canal de fácil acesso e com o qual eles já estivessem familiarizados e que, ao mesmo tempo em que não exigisse a presença física na faculdade, tivesse respaldo teórico de seus professores. Em parceria com os monitores de ginecologia, desenvolvemos até o momento dois vídeos contemplando os exames mais comuns no dia a dia dessa especialidade médica. Publicados na plataforma online Youtube®, os vídeos foram enviados aos alunos do sexto semestre no período 2017.2 durante as semanas iniciais do módulo, associado a um questionário que avalia a satisfação dos alunos com vídeo sobre os aspectos técnicos e de adequação da linguagem. Os resultados foram positivos apontando não só satisfação dos alunos com o material (70.3% classificando o primeiro vídeo como excelente), como também interesse unânime por parte deles em dispor de mais material didático neste formato.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.