A ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E COMBATE À POBREZA: UMA ANÁLISE SOBRE AS PROPOSIÇÕES DE ORGANISMOS MULTILATERAIS EM TEMPOS DE CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL
Resumo
Nossa análise circunda um dos mecanismos, a nosso ver, mais eficientes do projeto ideológico do capital na atualidade: a relação entre desenvolvimento e combate à pobreza, fundamentos essenciais à promoção das diretrizes educacionais do capital estendidas, principalmente, aos chamados países periféricos. Traçamos como objetivo compreender a articulação entre educação, desenvolvimento e combate à pobreza no âmbito das proposições de organismos multilaterais, considerando o atual evolver do capital em seu contexto de crise estrutural. Realizamos uma investigação teórico-bibliográfica e documental, centrada em autores como Marx, Lukács e Mészaros, para compreendermos a dinâmica do capital e sua crise em curso. Concernente aos documentos, selecionados: Relatório Educação: um tesouro a descobrir (UNESCO, 1998); Relatórios de desenvolvimento humano 2010 a 2014, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, 2014); e Relatório Anual 2010 a 2013, do Banco Mundial; Educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade (CEPAL, 1995); Transformación productiva con equidad: la tarea prioritaria del desarrollo de América Latina y el Caribe en los años noventa (CEPAL, 1996), para observarmos as diretrizes para o campo educativo. Como resultados, identificamos que em todos os documentos o combate à pobreza por meio da educação figura como diretriz orientadora às políticas educacionais para os países periféricos. Observamos que este papel atribuído à educação foi amplificado a partir dos anos de 1990, através das ações das agências multilateriais estudadas, por meio de eventos e publicações vinculadas a tal objetivo. Por fim, é possível indicarmos que a educação e o combate à pobreza se articulam no contexto de crise estrutural do capital, produzindo uma espécie de qualificação dos indivíduos para assumirem postos de trabalho considerados de menor prestígio social e ganho financeiro.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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