AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM RELATO DE CAMPO NA CAGECE

Autores

  • Adriana Marques de Sousa Freire
  • Claudio Bezerra Leopoldino

Resumo

A presente pesquisa tem como tema Avaliação de Desempenho Organizacional: um relato de campo na CAGECE, com uma abordagem teórica e sua aplicação na Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE. Resultado do trabalho final apresentado na disciplina Avaliação de Desempenho Organizacional, ministrada pelo Profº. Drº. Cláudio Bezerra Leopoldino, no curso de Administração da Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo investigar as práticas utilizadas pela empresa. Para isso, foi realizada uma visita no dia 24 de novembro de 2017, na sede central da empresa. O trabalho tem como base material bibliográfico e entrevista semi-estruturada, com 24 perguntas aplicadas durante a entrevista gravada com 52:12:16 minutos de duração. A escolha da empresa foi por conveniência e a entrevista realizada no dia da visita em campo, com um administrador que trabalha há 12 anos na empresa, no setor de Gestão de Pessoas - GP. A Avaliação de Desempenho aplicada na CAGECE é anual, e até 2016 foi feita com 10 competências e em 360º. A partir dos perfis desenhados de cada função e dentro das regras definidas pela Norma Interna, a GP monta as redes de avaliação, no qual é mapeado o avaliado e o avaliador. Após o período de avaliação, a GP analisa os resultados apresentados pela plataforma e envia aos gestores que irão analisar e sugerir os treinamentos para os que necessitam. Conclui-se que a Avaliação de Desempenho deve ser diretamente relacionada à estratégia da empresa e que dependendo do método e do número de funcionários é improvável sem o uso de sistemas de tecnologia que dêem suporte para a realização da avaliação, além do custo de tempo que pode ser diminuído com a implementação de um sistema. Em relação à visita, ficou claro que irá ser efetivado o novo sistema e o presente relato deixa espaço para realizar outra pesquisa de campo a fim de agregar o trabalho aqui contemplado.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica