CONHECIMENTO DE GESTANTES SOBRE INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A gestação é marcada por mudanças fisiológicas nas mulheres, logo, alterações importantes podem surgir principalmente no sistema geniturinário, causando disfunções como a Incontinência Urinária (IU). A IU é definida como toda perda involuntária de urina, tem etiologia multifatorial e tem a gravidez como um agravante fator de risco. OBJETIVOS: Objetivou-se avaliar o conhecimento de gestantes sobre IU. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal realizado com 160 mulheres internadas, 42 gestantes e 118 puérperas, em unidades obstétricas de duas instituições terciárias de referência de Fortaleza. As puérperas foram avaliadas quanto ao período da gestação. A avaliação do conhecimento foi feita com a aplicação de um quiz de 3 questões sobre IU, finalizando com a pergunta sobre onde buscar ajudar para essas condições clínicas, se necessário. Cada participante recebeu uma placa contendo uma face verde para as assertivas verdadeiras, e vermelho para as falsas. Em cada assertiva realizava-se uma pequena discussão e, ao final, distribuiu-se um folder informativo com as informações sobre o tema abordado. Os dados foram analisados pelo Statistical Package for the Social Sciences 22.0. O projeto foi aprovado sob parecer nº 1.590.814 e 1.615.472. RESULTADOS: Observou-se que a assertiva que obteve menor índice de acerto foi à relacionada sobre as formas de prevenção da perda de urina (43,75%), seguida sobre a perda de urina por urgência (70,62%) e ao esforço (78,75%). A assertiva de como buscar ajudar em casos de disfunções do assoalho pélvico (DAPs) obteve 52,2% de acerto. CONCLUSÃO: Pode-se perceber que ainda há pouca informação sobre o assunto abordado entre as participantes, e o enfermeiro, como educador, deve abordar sobre as DAPs com as gestantes, especialmente, nas consultas de pré-natal, buscando promover a saúde e a prevenção dessas condições clínicas. Obrigada à Universidade Federal do Ceará pela bolsa concedida para o desenvolvimento da pesquisa.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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