DA TÉCNICA À DIVULGAÇÃO: A ARTE DIGITAL COMO REFÚGIO DOS NOVOS ARTISTAS
Resumo
Os artistas sempre foram indivíduos que por meio de suas obras refletiram os anseios e características de suas próprias épocas, por vezes atuando para além de seu tempo, funcionando, muitas vezes, como vozes dissonantes aos valores e tradições de seus contextos históricos. Independente de sua natureza, o "ser artista" acaba sendo invariavelmente uma espécie de Zeitgeist de seu tempo. É partindo desta premissa que este trabalho se desenvolve ao propor um breve olhar sobre a arte e o artista na contemporaneidade, em especial, sobre um tipo de fazer artístico pautado pelo surgimento de inovações técnicas, conceituais e tecnológicas, que inauguraram novas formas de pensar e perceber a realidade. O olhar deste trabalho dedica-se, assim, principalmente às influências da internet e da cibercultura no modo de perceber e fazer arte do próprio artista, quem neste caso, pode reconhecer ou não sua condição de protagonista nesta relação. Pretende-se, portanto, problematizar o próprio conceito de Arte Digital (Media Art) e suscitar questões acerca dos novos artistas, imersos nesse cenário digital. Para tanto, foram adotadas estratégias metodológicas quali-quanti de investigação:: 1) Uma abordagem qualitativa, problematizando a experiência pessoal dos três membros da equipe com o seu próprio fazer artístico e a realização de uma série de entrevistas realizadas com vários artistas, de diversos estilos, técnicas e vertentes, afim de compreender suas inquietações com a relação arte x tecnologias; 2) Uma abordagem quantitativa, por meio de uma pesquisa realizada nas redes sociais a partir de formulário do Google Docs. Os resultados do trabalho são parciais. Os dados desse levantamento preliminar apontam para o fato de que a apropriação do digital já é uma realidade no modus operandi de parte dos artistas, muito embora ainda existam muitas incertezas por parte destes sobre quais são suas potencialidades e sobre a verdadeira natureza do que estão produzindo.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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