DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIAIS RELATIVAS A GÊNERO PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Marcos Gabriel Ramos Rodrigues
  • ISADORA MARIA ARAGÃO ROBERTO ALVES
  • CARLOS ADRIANO SANTOS GOMES
  • MANUEL SALGUEIRO RODRIGUES JÚNIOR
  • Marcelle Colares Oliveira

Resumo

O objetivo da pesquisa é avaliar o nível de divulgação das práticas relativas à equidade de gênero nas empresas brasileiras que aderiram aos Women's Empowerment Principles (WEP). A pesquisa analisou a divulgação das 99 empresas brasileiras signatárias da Declaração de Apoio WEP. Os dados colhidos foram informações divulgadas pelas empresas estudadas, referente ao exercício social de 2015, relativas a gênero relacionados aos WEP e alinhadas às diretrizes da Global Reporting Initiative – GRI, conforme guia de orientação da ONU para divulgação. Observou-se que o nível de divulgação das 99 empresas signatárias dos WEP foi em média de 23,30% do total que deveria ser divulgado. Esse resultado é preocupante, pois, embora não signifique que as empresas não adotam os WEP, segundo compromisso firmado, indicam que o Princípio 7, que recomenda a transparência e prestação de contas das práticas voltadas a equidade de gênero, não está sendo adotado pela gestão das empresas. Observou-se que as empresas que utilizam as diretrizes da GRI em seus relatórios de sustentabilidade apresentaram um maior nível de divulgação, assim como as sociedades anônimas e as empresas pertencentes ao setor de energia elétrica e de serviços financeiros também se destacaram em relação às médias de divulgação identificadas. Por fim, verificou-se que o detalhamento das informações por gênero, em geral, foi muito superficial e incompleto diante do que orienta o guia da ONU para divulgação dessas informações.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica