AVALIAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO FUNDAMENTADA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Michell Plattini Nascimento Gomes
  • EDSON SILVA SOARES
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

A nova promoção da saúde visa reunir esforços para mudanças na forma como a humanidade encara a relação saúde-doença. Seus princípios estão elencados a partir da Carta de Ottawa (1986). OBJETIVOS: Avaliar as contribuições de uma intervenção fundamentada na promoção da saúde como tema das aulas de Educação Física no ensino médio; identificar os fatores que contribuem ou não para a promoção da saúde; analisar o ambiente escolar como promotor de saúde. MÉTODOS: Estudo qualitativo, através de uma intervenção, em que foram desenvolvidas seis aulas fundamentadas nos princípios da promoção da saúde, e, ao final, os estudantes elaboraram um mini-projeto sobre promoção da saúde na escola. A coleta de dados foi realizada utilizando os seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas (7), observações do pesquisador e a aplicação de um questionário onde os estudantes responderam sobre 36 itens relacionados à dimensão pedagógica, estrutural e relacional. RESULTADOS: Apontou-se que a utilização de ambientes não convencionais para as aulas teóricas, como a quadra de esportes, promoveu uma dinâmica de maior interatividade e menos formalidade. O uso de imagens para melhor ilustrar a temática sobre alimentação estimulou nos alunos a aprendizagem sensorial. Como pontos negativos, percebeu-se que a mídia televisiva influenciava nos alunos padrões estéticos e excludentes de corpo. A fragilidade de espaços democráticos na escola, onde os estudantes possam ter direitos e deveres mais claros, assim como um protagonismo maior dos professores de Educação Física nos espaços pedagógicos escolares, são pontos destacados negativamente. CONCLUSÃO: Dessa forma, ressalta-se que a temática promoção da saúde pode ser desenvolvida nas aulas de Educação Física, com referência num modelo de saúde atento aos determinantes sociais, buscando o fortalecimento da autonomia e o senso-crítico de estudantes e professores. AGRADECIMENTOS: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação