MANEJO DA DOR VISCERAL EM PACIENTES ACOMETIDOS COM PANCREATITE CRÔNICA – REVISÃO DE LITERATURA
Resumen
Introdução: A dor visceral, associada aos distúrbios inflamatórios gastrintestinais, é causada por disfunções de vísceras abdominais e responsável pela busca de serviços de saúde, sendo uma das complicações da pancreatite crônica. Objetivos: Compreender as causas e intervenções para a cessação da dor. Método: Os descritores utilizados foram “Visceral Pain”, “Pancreatitis”, “Chronic Pain”, “Acute Pain”, indexados nos Descritores em Ciências da Saúde. Os operadores booleanos foram “AND” E “OR”. As buscas foram realizadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no Portal de Periódicos CAPES, onde na BVS foram encontrados 123 artigos que, após seleção por texto completo, tipo de documento, língua inglesa e tempo de publicação (5 anos), restaram 31 artigos, sendo 29 da base de dados MEDLINE, 01 da LILACS e 01 da IBECS. Ao analisar título e resumo ficaram 13 artigos. No portal dos Periódicos da CAPES, 196 artigos foram encontrados na base de dados SCOPUS, e posterior seleção restaram 28 artigos. Os critérios de inclusão relatavam dor visceral pela pancreatite crônica e intervenções para minimização da dor. Os critérios de exclusão foram estudos com pacientes pediátricos. Resultados: A causa de dor visceral diz respeito à manutenção da sensibilização central. O tratamento farmacológico consiste em bloquear as vias de processamento da dor, como o sistema colinérgico, a ativação da subfamília TRPV4 e P2X7R na micróglia espinal, sendo necessário o uso de analgésicos opioides, antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes. Outras intervenções consideram nutrição com baixo teor de gordura; cessação do alcoolismo e tabagismo; excisão da glândula inflamada; hiponatremia; sulfeto de hidrogênio; acupuntura. Conclusão: Manejo da dor é multifatorial. Agradecimentos: Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, por proporcionar campo de pesquisa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.