A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO/FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Autores

  • Rian Pereira da Silva
  • Iara Rafaela Gomes
  • Solleny Ketlen do Nascimento Silva
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

Os avanços tecnológicos vivenciados nas últimas décadas e em proporções globais, ocasionados também por processos geopolíticos, manifestaram-se através da reestruturação da sociedade e do território. A educação, pilar de sustentação do corpo social, não se encontra isenta da influência tecnológica. Dessa forma, os métodos de ensino tendem a reformular-se, buscando mecanismos que os dinamizem. No contexto da sala de aula universitária, à medida que por parte do docente há a utilização das tecnologias da informação e comunicação disponíveis, ocorre o estímulo ao pensamento crítico, à autonomia e criatividade dos discentes. O presente trabalho teve como objetivo principal expor, avaliar e compreender como o processo de criação de vídeos auxiliou no ensino e na aprendizagem de discentes da turma 2020.1 do curso de Geografia na disciplina Metodologia Científica. Com a divisão da turma em equipes para realizar entrevistas relacionadas a cada tipo de conhecimento fragmentado, como conhecimento científico, conhecimento popular, conhecimento filosófico e conhecimento religioso, o objetivo das pesquisas foi alcançado quando, no fim, foi composto um panorama completo do que é conhecimento e Ciência, em suas complexas significações. Sendo assim, a dinâmica de entrevistas da atividade focou não somente em trazer definições, mas inseriu os discentes no centro da produção de conhecimento. Além disso, o uso de roteiros organizados em perguntas, estabelecidas previamente como guias para a progressão da confecção do material, foi fundamental para a aplicação prática do método de ensino. A partir da experiência proporcionada pelo desenvolvimento das gravações, constatou-se que houve uma maior apreciação dos discentes pelo estudo científico. Portanto, sucedeu-se com êxito uma maior convicção de fixação do aprendizado e a conclusão da disciplina com ótimos resultados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes