A IMPORTÂNCIA DAS CONSTRUÇÕES COLABORATIVAS PARA A ARTE/EDUCAÇÃO.

Autores

  • Hudson Ramalho de Lima
  • Renata Kely da Silva

Resumo

Este projeto tem como objetivo analisar e refletir sobre as relações dentro de sala de aula e o uso de processos de aprendizagem colaborativa, tendo como perspectiva a experiência do programa residência pedagógica subprojeto Arte-teatro, no ambiente virtual, em função da pandemia. Torna-se nesse momento flagrante a discussão entre vida e arte e a possibilidade de compartilhar de um conhecimento que leve em consideração o repertório que cada aluno já possui, propondo espaços de construção de autonomia, de desmontar as fronteiras que separam a arte da vida. O aprendizado colaborativo para a arte na educação, mostra-se uma perspectiva metodológica de suma importância, pois constrói o saber a partir das experiências vivenciadas dentro e fora do ambiente escolar. Diante das situações de isolamento social que o mundo passa, observei que o professor teve que se reinventar, principalmente o professor de artes, que tem um grande desafio em elaborar pedagogias através das mídias. O ensino do teatro, por exemplo, que está vinculado a uma experiência das artes da PRESENÇA, desafia o professor a elaborar novas formas de pensar a presença, o convívio e a fruição estética. Neste sentido, trouxemos a perspectiva do professor-performer dos estudos de Naira Ciotti, a fim de envolvermos os alunos, os residentes e o preceptor numa ação performativa, colaborativa e que considera-se a vida de cada sujeito, revelando a possibilidade de criação que todos encontramos cotidianamente. Pela metodologia colaborativa compreende-se as condições em que todos estamos implicados e os modos de superá-las, ainda que de modo singular para cada um, e como é possível gerar uma experiência estética dentro desses limites. Assim, o presente trabalho observa que colaboração, igualdade, autonomia e conhecimento no campo da arte, estão vinculados a produção de sentido na própria vida, e ainda como os alunos na educação básica podem reconhecer a arte e a possibilidade de produzi-la em seu território.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes