A OBRIGATORIEDADE DA AUDIODESCRIÇÃO NA INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS/BAIXA VISÃO NA FACDIR-UFC

Autores

  • Fernanda Claudia Araujo da Silva
  • Ionélito Oliveira

Resumo

O percentual de alunos deficientes na UFC tem aumentado principalmente alunos cegos ou com baixa visão, o que ensejam orientações pedagógicas gerais e técnicas a serem utilizadas em aulas presenciais ou a distância. Mesmo que não existam formas e padrões a serem seguidos, a audiodescrição é o instrumento de inclusão do aluno deficiente visual em sala de aula para que o discente tenha referência ao ambiente onde está sendo ministrada a aula. A audiodescrição é a quebra da barreira atitudinal do professor para com o aluno, aproximando-o do contexto estrutural da sala de aula. Porém, outras práticas devem ser utilizadas, fazendo-se valer o primado da acessibilidade: “Nada sobre nós sem nós”, de forma que o docente deve perguntar ao discente com deficiência visual quais as formas de comunicação e interação, aproximando o educando de suas estratégias pedagógicas, tornando o conteúdo acessível e validando as práticas ou as adaptando segundo as necessidades do aluno deficiente visual. O presente trabalho tem como aspecto metodológico o estudo de caso, ou seja, a partir de diretrizes utilizadas pela Secretaria de Acessibilidade direcionadas aos Professores do Curso de Direito da UFC. A técnica de audiodescrição torna acessível por isso devem ser apresentadas as informações contidas em imagens (fotografia, cartum, ilustração, tabela...) e vídeos, em que o professor deve informar o tipo de imagem, a descrição da esquerda para a direita e de cima para baixo, além de informar cores e tons. No caso de cenas, devem ser descritos primeiramente a imagem e depois as movimentações. Toda descrição deve ser concisa, mas mostrando ao aluno todos os momentos. Em caso de tabelas e gráficos iniciam-se pelas informações principais, seguidas das informações secundárias e assim sucessivamente. A disponibilização com antecedência de matérias é importante para uma melhor orientação durante a aula e em formato acessível. Porem, técnicas e tecnologias devem ser validadas por seus usuários.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes