AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL DA TEORIA À PRÁTICA: AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE UMA CAPACITAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

  • Ana Vladia da Costa Dias
  • Francisco Ildelano da Costa Silva
  • Adriano Evangelista Maia
  • Ana Elysa Nobre Lima
  • Emanuela Kelly Silva de Sousa
  • Alcinia Braga de Lima Arruda

Resumo

A avaliação inicial e acompanhamento do indivíduo com Hipertensão Arterial Sistêmica inclui, dentre outros, a aferição da pressão arterial–PA. A técnica de aferição é amplamente difundida, por isso, se faz necessário disseminar e atualizar os procedimentos recomendados aos futuros profissionais. Objetivou-se avaliar a efetividade da capacitação sobre a técnica de aferição da PA. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, no qual aplicou-se pré-teste, seguido por exposição teórica e prática do assunto, com posterior realização de pós-teste de estrutura idêntica ao pré. O teste foi feito com questões básicas, 4 discursivas, 1 verdadeiro-falso e 1 de múltipla escolha, embasadas na 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. A amostra foi composta por 38,1% dos extensionistas, alunos do curso de farmácia. Foram excluídos 47,6% dos membros, pois já haviam tido treinamento prévio e apenas 14,3% não participaram de nenhuma capacitação. A idade média dos alunos foi de 21 anos, cursando entre o 3º e 10º semestre. Para avaliar a eficácia contabilizou-se os percentuais de acertos. Observou-se nos pré-testes que: houve 45,8% de acertos, sendo o maior número de erros na questão de múltipla escolha, a qual tratava da influência da dimensão do manguito no valor da PA. Notou-se que, no geral, 25% das questões discursivas ficaram sem resposta e que apenas 25% dos alunos sabiam os valores de referência para PA normal, limítrofe e alta. Nos pós testes notou-se: um aumento geral no percentual de acertos (89,6%); que todas as perguntas foram respondidas, mas que ainda ficou dúvida na questão de múltipla escolha. Concluiu-se, ao se comparar os testes, que a capacitação foi efetiva, pois houve o maior número de acertos ao final do treinamento. No entanto, há necessidade de aprimoramentos das perguntas e de detalhes na intervenção, para que esta seja ainda mais efetiva e os alunos apresentem melhor aprendizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes