AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COM BASES NA EDUCAÇÃO GLOBAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Adriana Isabel Rodrigues Marcos
  • Fabio Costa Santos
  • Luis Tavora Furtado Ribeiro

Resumo

Este trabalho discursa com bases na denominada Educação Global, definida pela Declaração de Maastrich (2002) como “a educação que abre os olhos e as mentes das pessoas para as realidades do mundo globalizado e as desperta para construir um mundo de maior justiça, equidade e direitos humanos para todos. Falar de Educação para a Sustentabilidade, Educação para a Paz e Transformação dos Conflitos, de Educação Intercultural, é falar de Educação Global. Educação Global é a dimensão global da Educação para a Cidadania”. O desenvolvimento, nas novas gerações, de uma consciência global/planetária é essencial para se garantir sustentabilidade à vida na Terra. Assim, temos como propósito, neste texto, contribuir com o debate acerca da razão de ser da escola, bem como do sentido e das finalidades da educação que aponta para a necessidade de instituir uma política de formação inicial na Licenciatura em Pedagogia, que contemple o contexto planetário da humanidade. O estudo é de cunho bibliográfico e quantitativo, tendo como horizonte os princípios da complexidade. A reflexão tem como fonte de inspiração a obra do pensador francês Edgar Morin (2011) com o objetivo de compreender quais as grandes finalidades do processo educacional, que passa, prioritariamente, na construção curricular de formação inicial do professor pedagogo. Dialogamos com a ideia da integração curricular proposta por Beane (2003) como forma de perseguir não só a melhoria da aprendizagem de docentes em formação, como também consolidar a função social da escola marcando nosso posicionamento, enquanto uma perspectiva curricular crítica. E, partindo dessa concepção de currículo procuramos relações nas sugestões disciplinar, transversal, inter e transdisciplinar de Burnham, (2001) corroborada pela professora Silvia Moraes (2005). Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Formação. Interdisciplinaridade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes