CAPOEIRA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM ARTES:INTERSEÇÕES ENTRE JOGO E CENA

Autores

  • Francisco Robson Severiano de Castro
  • Dario Ferreira de Albuquerque
  • Renata Kely da Silva

Resumo

A capoeira é uma arte nascida no território brasileiro, desenvolvida a partir da necessidade de defesa e sobrevivência de milhões de africanos que vieram forçados a trabalhar escravizados pelos colonizadores, e que, hoje, figura como uma das mais fortes referências do imaginário brasileiro. Esta pesquisa busca propor uma série de atividades em que dispositivos técnicos da capoeira, ao serem vivenciados pelos alunos, podem contribuir para uma compreensão maior dos aspectos da teatralidade presentes nessa dança/jogo/luta. Tais atividades serão realizadas em período pós-pandemia, já com retorno presencial, durante as aulas de Artes da Escola Municipal Professor Martinz de Aguiar, que recebe a Residência Pedagógica em Teatro da UFC, em suas turmas de 6º a 9º ano. Salienta-se que, na escola, já ocorrem aulas de capoeira, mas como atividade extracurricular. O objetivo deste trabalho, no entanto, é propor que a capoeira figure como metodologia do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Artes. A partir da ginga, por exemplo, movimento base do capoeirista, é possível explorar diversos vetores e possibilidades cênicas capazes de articular os saberes do teatro e da capoeira. Ao mesmo tempo, a capoeira pode ser um caminho para o trabalho do ator permitindo explorar a espacialidade do ambiente escolar e fatores de movimento disparados pelo jogo. A capoeira, desse modo, revela pistas através das quais os alunos poderão acessar, através de um elemento que já faz parte de suas referências, conhecimentos inerentes aos saberes da cena, ao mesmo tempo em que remete a questões ancestrais e étnicas da cultura brasileira indissociáveis do fazer da capoeira.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes