CONTRIBUIÇÕES DOS GRUPOS DE ESTUDOS PARA A EXPERIÊNCIA DENTRO DO PIBID

Autores

  • Maria Eduarda Oliveira de Lima
  • Emanuelton Antony Noberto de Queiroz
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

A discussão sobre como se dá a formação de professores nos cursos de licenciatura é comum no cenário acadêmico. Além disso, esforços em forma de ações, trabalhos e projetos se voltam para dentro e fora das universidades, visando potencializar a experiência dos graduandos, sendo um deles o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O Pibid, que faz um trabalho efetivo ao inserir o licenciando dentro do espaço escolar, promove ações que partem de todo um planejamento que envolve, dentre outras, discussões teóricas até as atividades práticas, com construção de metodologias ativas e a consequente intervenção no espaço escolar. Entre as atividades teóricas, estão aquelas realizadas no momento de preparação para a atuação nas escolas, são elas reuniões de discussão das atividades do programa e os encontros reservados para os grupos de estudos através da plataforma Google Meet, que discutem diversos assuntos ligados à educação e contribuem para a socialização entre os participantes, contando ainda com o compartilhamento de experiências e opiniões. O objetivo deste estudo é analisar como os grupos de estudos impactam na experiência dentro do Pibid, e, consequentemente, na formação dos licenciandos em Geografia, baseando-se na participação destas reuniões como bolsista, justificando a importância dessas práticas com o suporte teórico de autores que já trabalham temas relacionados à formação docente e atividades em grupo. Assim, focando nas reuniões de grupos de estudos já realizadas dentro do projeto, foi possível constatar como estas contribuem para a jornada do aluno, enriquecendo-a, e, consequentemente na realização da graduação, primando pela excelência na formação discente e conseguindo contribuir também na atuação profissional dos futuros professores. Dito isto, conclui-se que a participação no Pibid auxilia nas formações teórica e prática, além de corroborar com a construção e desenvolvimento de habilidades importantes, ligadas à docência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes