DEMANDAS E ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE CONVERSAÇÃO (NUCLI-ISF) DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Sophia Noberto Maia
  • Paulo Roberto Nogueira de Andrade

Resumo

O primeiro semestre letivo de 2020 foi abalado pela pandemia da COVID-19 que tomou o mundo. As instituições de ensino e a comunidade acadêmica tiveram que se adaptar ao ensino remoto, e a Universidade Federal do Ceará (UFC) não foi diferente. O programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF), promovido pelo Núcleo de Línguas (NUCLI-Inglês) com apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), também teve de se adaptar a essa realidade, especialmente no que se refere aos eventos de caráter de conversação ofertados em inglês durante todo o ano letivo. Com a adaptação feita, foi possível observar a diferença de demanda dependendo dos fatores, como também uma diferença de elaboração. Nos eventos em que o caráter era expositivo, como os de Halloween, Natal e de Adaptações, em que a conversação partia do que estava sendo explicado aos presentes na sala virtual, o taxa de inscrições era maior. Já para os eventos como clubes do filme e do livro, que exigiam preparação prévia dos participantes, menos pessoas se inscreviam e o número máximo de vagas (30 vagas) não era atingido. Adicionalmente, a elaboração também era diferente. Por já ter sido observada a diferença no número de participantes, os eventos de caráter expositivo contavam com perguntas, em geral, mais abrangentes e que não necessitassem uma discussão mais aprofundada, para dar a todos a chance de se expressar. Nos que exigiam preparação prévia, menos perguntas eram preparadas, mas as discussões de cada uma acabavam sendo mais demoradas. Também pôde-se notar que nos eventos com maior número de participantes, estes tendiam a se comunicar mais via chat, enquanto a comunicação naqueles com menor número, as interações tendiam a ser feitas quase que exclusivamente por meio de voz. Os dois tipos promovem a melhoria dos processos linguísticos em língua inglesa, em particular, o desenvolvimento da competência comunicativa oral e, no caso do chat, também a escrita.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes