EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRAL POR MEIO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE TEMAS GERADORES: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL (APA) DE SABIAGUABA, EM FORTALEZA - CE.

Autores

  • Edvar Ferreira BasÍlio
  • Diana Nara da Silva Oliveira
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa
  • Edna Ribeiro de Castro
  • Adriana Isabel Rodrigues Marcos
  • Luis Tavora Furtado Ribeiro

Resumo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRAL POR MEIO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE TEMAS GERADORES: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL (APA) DE SABIAGUABA, EM FORTALEZA - CE. Durante o ano de 2020, a Área de Preservação Ambiental (APA) de Sabiaguaba, situada no extremo litoral oeste da cidade de Fortaleza-CE, foi o assunto mais discutido na capital cearense entre os temas relacionados ao meio ambiente. A especulação imobiliária trouxe a possibilidade de construção de um condomínio de luxo no interior desse espaço de referência, o qual compõe um complexo natural interdunar que é um dos últimos resquícios da paisagem original característica do município em questão. O objetivo deste estudo é contribuir para a construção de práticas docentes em educação ambiental de maneira integral, em que Sabiaguaba se apresenta como tema gerador. Com inspiração na pedagogia de Paulo Freire, para quem ensinar exige apreensão da realidade (FREIRE, 1997), essa estratégia é “o ponto de partida para o processo de construção da descoberta, e, por emergir do saber popular, os temas geradores são extraídos da prática de vida dos educandos” (TOZONI-REIS, 2006). Utilizando-se de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, esta pesquisa demonstrou que a educação ambiental integral pode ser amplamente favorecida por essa metodologia de ensino e aprendizagem, pois possibilita a consecução de um currículo escolar inovador e dialógico, no qual os diversos campos do conhecimento se comunicam de maneira interdisciplinar e transdiciplinar. Nessa perspectiva, combate-se a fragmentação curricular, o ensino baseado no conteudismo, na falta de conexão entre o que se ensina e o cotidiano vivido pelo educando, instigando a formação de sujeitos críticos, reflexivos e comprometidos com a busca por uma sociedade ambientalmente mais sustentável.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes