O PIBID E SUA INSERÇÃO EM UMA ESCOLA-CAMPO DURANTE A PADEMIA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Lyvia Rafhaela Uchoa Moraes
  • Igor Freire Marques
  • Paulo Victor Carvalho Maia
  • Vinícius Ricardo Vieira
  • Felipe Néo dos Santos / Luciana Venâncio
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é fundamental para a formação inicial e continuada de docentes, pois estimula a observação participante e a reflexão crítica sobre a prática docente no contexto das escolas públicas brasileiras, onde proporciona a iniciação do/a licenciando/a na escolarização nos anos iniciais do curso. OBJETIVO: Este trabalho tem como propósito apresentar as demandas referentes à inserção do programa no cotidiano pandêmico em uma escola municipal de Fortaleza. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência coletiva que aborda a realização do PIBID na Escola Municipal José Bonifácio de Sousa. O programa teve início na escola em meio à pandemia da covid-19, com atividades realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2020, cujas ações foram planejadas e efetuadas de forma virtual. RESULTADOS: Durante a realização do programa nos últimos meses de 2020, percebeu-se a dificuldade em conhecer e vivenciar o cotidiano escolar, fato decorrente da pandemia, que causou a substituição de aulas presenciais por aulas remotas. A mudança corroborou para a intensificação de conhecimentos teóricos em detrimento de saberes práticos, com baixíssima frequência dos/das discentes. CONCLUSÃO: Considera-se que o programa é importantíssimo para a formação inicial, pois através do vínculo entre Universidade e Escola é possível conhecer o contexto do futuro campo de trabalho docente. Desse modo, é fomentada a elaboração de saberes, vivências e experiências por meio de palestras, debates e encontros. Conclui-se também que, no atual contexto mundial vivido pela pandemia, transpareceram dilemas enfrentados pela educação pública brasileira, que potencializaram dificuldades enfrentadas pelo professor supervisor, tais como a baixa frequência dos/das discentes nas aulas remotas. Portanto, no contexto do PIBID, é essencial o trabalho colaborativo entre professor supervisor e discentes bolsistas para superar os desafios que surgirem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes