O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Ana Maria de Oliveira Rodrigues
  • Luciana de Lima
  • Maria Goretti de Vasconcelos Silva

Resumo

A disciplina de Química muitas vezes é considerada pelos alunos de difícil compreensão por inúmeros motivos, desde ao uso de fórmulas químicas e matemáticas em cálculos químicos, até a necessidade de certo nível de abstração. Como forma de modificar esse ponto de vista dos discentes sobre a disciplina e melhorar os índices de aprendizagem, professores estão investigando, adaptando e empregando novos recursos em suas aulas. Entre os recursos didáticos pesquisados, os relacionados às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) apresentam destaque por estarem presentes no cotidiano dos educandos proporcionando novas maneiras de se comunicar e interagir, formas essas que podem ser readequadas ao cotidiano escolar. Este trabalho tem como objetivo, verificar como os aplicativos para dispositivos móveis podem ser úteis como recurso didático na disciplina de Química. A pesquisa foi realizada com alunos da 1ª série do Ensino Médio da EEMTI Estado do Amazonas localizada na cidade de Fortaleza. Foram selecionados oito aplicativos (apps) utilizando critérios como adequação funcional, compatibilidade, eficiência de desempenho, usabilidade, adequação e/ou possibilidade de uso nas aulas sobre o conteúdo de Ligações Químicas. Os estudantes, além de assistirem as aulas, utilizaram os aplicativos para complementar o aprendizado sobre o conteúdo estudado. A avaliação das opiniões dos estudantes sobre o uso desse tipo de recurso nas aulas foi realizada com a aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados indicaram que o uso dos aplicativos teve aceitação por 90,47% dos alunos e somente 4,76% de rejeição. Os resultados quantitativos sobre o desempenho de aprendizagem ainda estão em análise.O uso de aplicativos para dispositivos móveis pode ser um exemplo de como a tecnologia é capaz de contribuir no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Química.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes