PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: BENEFÍCIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Ana Alice Lopes Bezerra
  • Raiany Kelly Abreu de Oliveira
  • Aldemir Bezerra Santos
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venancio

Resumo

O Programa Institucional da Residência Pedagógica (RP) busca uma participação mais crítica dos/as acadêmicas/os na prática de ensino para aperfeiçoar a formação docente (inicial e continuada). Assim, busca-se criar maior vínculo entre o/a licenciando/a e o contexto de trabalho, as demandas e as realidades socioculturais da escola. Este trabalho objetiva relatar os benefícios com as experiências iniciais na RP no curso de Licenciatura em Educação Física da UFC para a formação docente dos/das estudantes. Para isto, realizou-se um relato de experiência sobre a vivência na RP. O local é uma escola da rede pública estadual de Ensino Médio de Fortaleza. Os encontros acontecem desde outubro de 2020, de forma remota. A participação aconteceu por meio de reuniões com os docentes-orientadores e o professor-preceptor, acompanhamento de aulas com turmas dos 1o, 2o e 3o anos do Ensino Médio e participação em palestras, cursos e eventos científicos. Buscou-se ambientação e maior repertório teórico sobre o contexto educacional situado. Os benefícios identificados, até o momento, foram as possibilidades de planejar e implementar aulas, refletir sobre a prática docente, as dificuldades e avanços, ainda na graduação e com a supervisão de um preceptor experiente. Com essa vivência positiva há também a contribuição nos processos formativos dos estudantes da Educação Básica. Vislumbra-se que essa parceria com o Ensino Superior permitirá atualizações sobre as realidades e contribuições e novas formas de pensar o processo educacional e a formação docente. Desse modo, identifica-se que a RP tem grande relevância para a formação dos futuros professores, pois permitirá compreender a experiência docente, identificação (ou não) com o trabalho, e engajamento para o exercício da profissão. Ainda beneficiará os/as residentes a vivenciar a profissão, aproximação com o campo de trabalho e enriquecimento do currículo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes