PELA JANELA: RELAÇÕES BIDIMENSIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Francisca Paloma Almeida Vidal
  • Rosangela Maria Araújo Ferro
  • Marcelle Arruda Cabral Costa

Resumo

A pandemia, provocada pela COVID-19, desencadeou complexas reações gestadas pelo isolamento social e inúmeras preocupações relacionadas aos efeitos de médio e longo prazo, que podem acarretar severos retrocessos aos ideais construídos no decorrer do percurso histórico da Educação Infantil. Diante desse cenário catastrófico, precisaríamos assumir a necessidade de entender, discutir e compreender questões pertinentes que emergiram nos diálogos entre coordenação, professores, famílias e crianças: Como esse momento estava sendo vivido? Como as crianças estavam passando por esses momentos? Como aconteceriam o fortalecimento de vínculos entre crianças, famílias, recém-chegadas à instituição, e professoras? De qual modo poderíamos auxiliar as famílias a organizar as experiências em domicílio, não perdendo de vista o protagonismo das crianças? Este trabalho tem como objetivo registrar as narrativas vividas e construídas no âmbito doméstico entre os bebês, vinculados a um Centro de Educação Infantil da cidade de Fortaleza, e suas famílias. As principais experiências que foram gerando possíveis respostas a essas perguntas foram: as videochamadas, como formação em contexto para as famílias; as sacolas com propostas mensais, a partir das nossas observações dos interesses dos bebês, e um dia na creche, como um resgate afetivo às pessoas e ao espaço. A partir dessa relação remota, entendemos mais profundamente que a educação não se faz somente com professores, mas com toda a comunidade que está em volta das crianças, na qual devemos garantir os direitos fundamentais das crianças e de suas famílias. Além disso é necessário debater, a partir de experiências vividas, e que nos convidam a refletir sobre a relação família e escola, extrapolando os limites institucionais/pedagógicos, uma vez que envolvem as inúmeras experiências das crianças que estão vivendo de modo diferenciado suas infâncias em tempos de pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes