PERSPECTIVAS E PLANEJAMENTOS DE AULA DOS ESTUDANTES DO ESTÁGIO III PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • Francisco Jefferson Ribeiro da Costa
  • Cibele da Silva Sousa
  • Ada Beatriz Gallicchio Kroef

Resumo

INTRODUÇÃO Os encontros ministrados pela professora Ada Kroef na disciplina de Estágio III para o ensino de filosofia, fomentaram diversas conversações e etapas de práticas metodológicas entre os alunos. A proposta de conversações para o ensino prático da disciplina de estágio realizada pela professora proporcionou aos alunos formas criativas de acessarem possibilidades na prática do ensino de filosofia, principalmente no campo do planejamento de aula. OBJETIVOS Por meio de incentivos criativos e práticos da professora Ada Kroef e do próprio processo de pesquisa dos estudantes em seus planejamentos de aula veio proporcionar a disciplina um grande acontecimento de trocas de práticas pedagógicas. METODOLOGIA O formato EAD para o ensino prático do estágio III em filosofia foi posto no contexto do uso da tecnologia como disseminadora do viés prático de criação de propostas pedagógicas para o ensino de filosofia, dando auxílio aos estudantes por meio de referências bibliográficas, conversações nas aulas, exposições dos saberes pedagógicos dos alunos na forma de seminários e apoio pedagógico. RESULTADO Obteve-se resultados gratificantes, pois diversas formas de práticas pedagógicas produzidas pelos alunos foram compartilhadas com eles, bem como partilhas de sugestões e melhorias da viabilidade desses planos de aula serem realizáveis. Assim, proporcionou aos estudantes meios viáveis para a produção e realização do planejamento de aula para o ensino de filosofia em diversos formatos. CONCLUSÃO Concluímos nossas conversações com a troca de saberes na criação e produção do planejamento de aula dos estudantes para o ensino de filosofia foi o modelo mais viável para o bom aproveitamento da disciplina prática em tempos remotos. E como foi válido agregar aos estudantes a importância da realização do plano de aula e sua relevância para o ensino pedagógico filosófico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes