PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PIBID GEOGRAFIA - UFC

Autores

  • Cristiane Cavalcante Conde Lima
  • Álida Santos de Sousa
  • Mariane Lemos Abreu
  • Leonardo Moreira Quixadá
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

Neste trabalho relata-se a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Geografia/UFC, durante o semestre 2020.2. Ressalta-se que devido ao contexto de pandemia da Covid-19, as atividades presenciais nas instituições de ensino foram interrompidas, levando a atuação remota dos bolsistas. Diante da situação de excepcionalidade, a característica de formação docente do programa foi mantida, sendo possível estruturar grupos de estudos com tal enfoque. Os grupos de estudos objetivaram a formação mais sólida dos saberes docentes, fornecendo aporte teórico no planejamento futuro de atividades a serem desenvolvidas nas escolas. Os encontros virtuais aconteceram semanalmente pela plataforma Google Meet com a mediação dos professores supervisores, em dias diferentes para as equipes EEM Liceu de Messejana e EMTI Professor Álvaro Costa. A metodologia se deu da seguinte forma: inicialmente as equipes debruçaram seus estudos sobre o documento do subprojeto PIBID Geografia/UFC. Posteriormente, a equipe Liceu de Messejana se organizou em grupos menores, cada qual responsável por apresentar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e webconferências a respeito dos desafios da educação em tempos de pandemia; nos encontros seguintes, foram discutidos artigos de Barbosa (2002) sobre cotidiano escolar. Os bolsistas da escola Professor Álvaro Costa debateram sobre a BNCC, nos encontros subsequentes, se dividiram para apresentar os tópicos iniciais do documento, a parte de ciências humanas e a específica de Geografia, anos finais do Ensino Fundamental. Com a experiência, os licenciandos tiveram a oportunidade de compreender os desafios docentes relacionados a formação e cotidiano escolar, além de discutir as temáticas contextualizadas de acordo com a realidade das respectivas escolas. Essa preparação teórica, remete a ideia de práxis. Teoria para se refletir e fundamentar a prática docente no ambiente escolar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes