PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM FORMAÇÃO REFLETINDO SOBRE MODOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO REMOTO E À DISTÂNCIA:

Autores

  • KÍldere Andrade Maia
  • Elizabete de Carvalho Barreto
  • Yuri Gomes do Nascimento Oliveira
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

O presente estudo busca avaliar modos alternativas do uso de softwares e sites no ensino remoto, tendo como objetivo instigar os estudantes durante o ensino remoto e à distância, bem como melhorar a relação professor-aluno. Como estudantes de licenciatura em Geografia e demonstrando afinidades com as tecnologias, considera-se que tais conhecimentos são fundamentais para contribuir, neste momento, com os trabalhos dos professores, que se vêem diante das altas taxas de evasão e supressão de disciplinas, na educação básica e superior, principalmente por conta da pandemia global que ainda nos afeta. Com base nisso, buscam-se alternativas como softwares, Google meet e Google classroom, plataformas excelentes para o EAD e ensino remoto. Porém, a forma como estas são utilizadas provoca desinteresse nos alunos com o passar do tempo, o que leva ao pouco aproveitamento do conteúdo ministrado. Dito isso, a implementação de novas plataformas em conjuntos com as supracitadas, pode trazer maior disposição e comprometimento vindo dos alunos, além de possivelmente melhorar a relação professor-aluno, no que diz a respeito a debates e dúvidas no decorrer das aulas, pois apresentaria mais dinamismo nas aulas e confortaria os discentes. Plataformas como Instagram e WhatsApp poderiam ser relevantes como um ponto de debate sobre a aula, por ser plataformas em que os alunos se sentem mais confortáveis com o uso. Assim como o YouTube e o próprio Instagram se mostram ser viáveis como sites para lives e vídeos relevantes para o conteúdo passado. Efuturo, Google docs e sites de quizes são ótimos para perguntas e atividades, pois apresentam um teor mais suave e direto. Com isso, o estudo constatou que novas plataformas usadas concomitante as que estão majoritariamente em uso, tornam a experiência do ensino remoto e à distância mais proveitosa, tanto para o aluno quanto para o professor, pois quanto mais comprometimento por parte dos alunos, maior aproveitamento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes