RELATO COMPARTILHADO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO NOS PRIMEIROS DOIS MESES DE PIBID NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • JosÉ Lucas Alves TimbÓ
  • Lis Bastos Silvestre / Luciana Venâncio
  • Filipe Barcelos Koeche
  • Laiza Maria Freitas Almeida
  • Danielle Maria Pereira Menescal
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite que os/as alunos/as tenham experiências na área da educação física escolar, acompanhando escolas e tendo esse contato inicial com a docência que, no momento, está sendo concretizada de maneira remota, decorrente da pandemia do coronavírus. OBJETIVO: Relatar como a formação tem sido vivenciada e desafiada a partir das experiências com os eventos, leituras e através do contato inicial com os/as professores/as. Além disso, buscar compreender de maneira mais específica a evasão escolar nesse período de pandemia e as desigualdades de acesso à internet dos/as alunos/as. RESULTADO: O grupo dos/as bolsistas do PIBID acompanha uma professora que trabalha em uma escola municipal de tempo integral e hoje se encontra em condição remota por meio de aulas virtuais. Nessas condições, os/as bolsistas ainda não tiveram experiências dentro da escola, mas estão se preparando por meio de encontros online com a professora, eventos que abordam a educação física escolar, ciclo de debates e leituras. CONCLUSÃO: Apesar do desafio de vivenciar esse período de maneira remota, os/estudantes bolsistas vêm tentando lidar da melhor forma possível com as adversidades, buscando cada vez mais a participação em eventos para elaborar conhecimentos e estarem preparados/as para intervir como docentes em formação inicial. Pretendem, assim, contribuir da forma mais coerente possível com a professora tanto por meio de aulas remotas como antecipando problemáticas para quando as escolas voltarem ao atendimento de forma presencial. Para isso, é de suma importância a aprendizagem colaborativa da docência por meio dos trabalhos de pesquisa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes