RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES INICIAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO DECORRER DA PANDEMIA

Autores

  • Leonardo Teixeira Freitas
  • Aldemir Bezerra dos Santos
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venâncio
  • Luciana Venancio

Resumo

O atual contexto de pandemia causado pelo coronavírus, fez com que houvesse uma exposição maior nas demandas educacionais, principalmente no que se refere aos marcadores sociais do nosso país. Tendo em vista que, os problemas estruturais que antes se concentravam nas escolas, atualmente encontram-se em milhares de residências. Nesse sentido, o programa Residência Pedagógica (RP) procura inserir os/as alunos/as de licenciatura no cotidiano de escolas das redes públicas, propiciando aos/às futuros/as professores/as uma aproximação com o trabalho docente e oportunidade para aplicar os conteúdos tratados na formação inicial. O presente trabalho, trata-se de um relato de experiência, de um residente em uma escola de Ensino Médio, que visa apresentar as percepções e contribuições iniciais da RP para a formação em licenciatura em educação física, meio a pandemia do covid-19. As reuniões, aulas e palestras ocorreram a partir de outubro de 2020. No decorrer do processo, os/as residentes foram integrados/as em pesquisas iniciais que buscaram encontrar práticas pedagógicas capazes de contribuir em aulas mais justas e com conteúdos que valorizem as subjetividades dos/as alunos. Além disso os/as licenciandos/as foram incentivados/às pelos coordenadores a construir um ambiente favorável à troca de conhecimentos entre os/as participantes, para que assim, possam criar estratégias para transpor os desafios impostos à prática docente. Sendo assim, após o período inicial da RP, foi possível agregar conhecimentos relevantes sobre protagonismo docente; importância do planejamento participativo; necessidade de um olhar crítico aos documentos norteadores; critérios ao escolher e ensinar conteúdos; importância da presença do professor na gestão escolar (do ensino) e na formação continuada. Diante disso, podemos analisar diversos elementos que necessitam ser repensados no planejamento das aulas, a fim de minimizar as desigualdades e promover o direito ao ensino público de qualidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes