TRABALHO COM COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ENVOLVENDO ALUNOS DE SEXTO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Autores

  • Germana Maria BrandÃo Rufino
  • Abigail Oliveira Ferreira
  • Maria Ednilza Oliveira Moreira

Resumo

A escola deixou de ser apenas um instrumento para o ensino formal, atuando de forma articulada com muitas outras formas de educação e tornando-se um espaço múltiplo de conhecimento, sendo assim responsável pela formação do caráter social e cidadão dos futuros adultos. É na escola que o jovem potencializa os ensinamentos que recebe em casa e compartilha o conhecimento que ele mesmo produz baseado nas suas visões de mundo, entendendo assim o seu lugar em sociedade e a sua relação com o outro (GADOTTI, 2005). Com base nesses princípios, o PIBID de Língua Portuguesa - gestão dos anos 2018 a 2020 - intentou explorar competências consideradas essenciais para os estudantes, não só para melhorar o relacionamento entre eles na sala de aula, na perspetiva como alunos, mas sobretudo para que possam considerar-se membros colaborativos da sociedade. As competências são inúmeras, no entanto, as escolhidas para o período de intervenção foram: respeito, responsabilidade e iniciativa social. Trabalhando com ações sistemáticas e usando como ferramentas diversas atividades envolvendo as competências, sejam, rodas de conversa, jogos e outras dinâmicas, o PIBID buscou a integração com outras formas variadas de aprendizagem e procurou realizar mais do que de uma atividade em classe. Em virtude dessa experiência, o trabalho com a Língua Portuguesa foi além do estudo da gramática ou da leitura de texto, adentrando em outros âmbitos que extrapolassem uma sala de aula, vivenciando a interdisciplinaridade com as disciplinas da grade escolar. Graças ao caráter desta intervenção, focando nos aspectos sociais e psicológicos de alunos e professores, foi possível notar como o extra-sala também influencia na qualidade do ensino e no aprendizado dos estudantes. Referência principal: GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. Sion: Institut Internacional des Droits de 1º Enfant, p. 1-11, 2005.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Práticas Docentes