A ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS NO CONTEXTO DAS AULAS DE FINANÇAS CORPORATIVAS: O TEMA DO RACISMO

Autores

  • Francisco Isidro Pereira

Resumo

INTRODUÇÃO. As atrocidades sociais expostas pela mídia se perfilam tão surreal que ignorá-las no âmbito das aulas de Finanças Corporativas na Universidade Federal do Ceará (UFC) se configuram impossíveis. QUESTÃO EDIFICADA E OBJETIVO. No conjunto das mazelas sociais uma se destaca por sua natureza sutil: o racismo. Nesse contexto emergiu a pergunta: Qual a estratégia de inserção da temática do racismo nas aulas de Finanças Corporativas? Assim o objetivo foi evidenciar estratégias de inserção da temática no ambiente das aulas de finanças. BASES TEÓRICA. O teor dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Administração (2020) e Ciências Contábeis (2020) da UFC, requerem temas transversais no cenário de aulas. A orientação do Ministério da Educação (2020) é intensificar as discussões sempre que possível na ação docência, não importando a área de estudo. TRILHA METODOLÓGICA. O próprio pesquisador é sujeito e ator do setting de investigação se conformando em um estudo de caso único, do tipo pesquisa-ação. A coleta de dados se apoiou em artefatos documentais gerados pelo sujeito de pesquisa: plano de aula e videoaulas no transcurso de junho à setembro de 2020. O plano analítico se alicerçou em contrastes teóricos, esquemas e comparações reflexivas das análises de conteúdo. O plano de validação recorreu a crítica de especialistas e pesquisadores em educação. ANÁLISE DE RESULTADOS. Das 32 aulas previstas, em 60% foi possível um gancho teórico sem perda de descontinuidade da matéria em si. Usualmente se apropriou de recortes jornalísticos de repercussão no mundo das grandes corporações de capital aberto com impacto no âmbito da bolsa de valores. A GUISA DE CONCLUSÃO. Uma das estratégias adotadas foi antes de iniciar as discussões técnicas conceituais financeiras, reforçar comentários breves de algum episódio semanal, para a partir de então se obter lições antirracistas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior