A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM TURMAS DE 1š AO 5š ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO

Autores

  • Glessiane Coeli Freitas Batista Prata
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Falar em letramento matemático, ainda soa estranho aos ouvidos de muitos; de maneira geral, só se reconhece o termo ‘letramento’ para denominar o processo de aquisição da leitura e da escrita na Língua Portuguesa; o fato é que ainda se faz muito presente na escolarização inicial a ideia de que primeiro é preciso garantir a inserção nos processos de leitura e de escrita para depois desenvolver o trabalho com as noções matemáticas. A pesquisa objetiva analisar a formação do professor que ensina matemática em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir do letramento matemático. Fundamentamos esse trabalho nos estudos de Trindade (2014), Nacarato, Freitas, dos Anjos, Moretto (2017) sobre Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento, e Santos (2016), sobre o currículo de Matemática e as avaliações externas. A pesquisa é do tipo exploratória e abordagem qualitativa, dentro dessa abordagem um tipo de pesquisa, o estudo de caso. Procedimentos de coleta de dados: o questionário, o mini memorial, portfólio, enquetes, fóruns de discussão e como estratégia de pesquisa o grupo focal on-line. A pesquisa encontra-se em andamento, alguns resultados iniciais apontam para a necessidade de formação continuada para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais de ensino, visto que dos 18 sujeitos da pesquisa, 18 professores, citam a insegurança durante a sua ação docente, pois na sua formação inicial não tiveram a oportunidade de estudar sobre o letramento matemático. Diante desses discursos, percebemos essa dificuldade, pois muitos desconheciam o termo letramento matemático, associavam a palavra letramento, apenas ao ensino da leitura e escrita dos alunos das séries iniciais. Enfim, a perspectiva em letramento matemático aplicada no curso de formação docente, ampliou a consciência dos professores sobre essa perspectiva, onde o mesmo compreendeu que o letramento é uma atividade social e colaborativa sendo assim, essencial a sua práxis docente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior