A PRÁXIS PEDAGÓGICA COMO DISPOSITIVO DE RESSIGNIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Maria Leudysvania de Sousa Lima GadÊlha
  • Ana Cristina de Moraes

Resumo

A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS É INDISPENSÁVEL AO LONGO DO PROCESSO FORMATIVO, POIS CORROBORA PARA QUE SEJAM CONSTRUÍDAS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, TAL ARTICULAÇÃO FAVORECE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E A SUA PROFICUIDADE. COM BASE NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA EM CURSO INTITULADA “A CONCEPÇÃO DOCENTE DE PRÁXIS PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO DA FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS (FAFIDAM)” VINCULADA AO MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO (MAIE) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A MANEIRA COMO OS PROFESSORES TECEM A CONCEPÇÃO DE PRÁXIS PEDAGÓGICA E QUE METODOLOGIAS SÃO UTILIZADAS, QUE POR SUA VEZ, IMPELEM À MATERIALIZAÇÃO DESSE OBJETO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAFIDAM. PARA ISSO, O REFERIDO TRABALHO SE UTILIZA DOS SEGUINTES SUBSÍDIOS METODOLÓGICOS: APORTES TEÓRICOS, COM ESTEIO EM ESTUDOS CONCERNENTES A TEMÁTICA EM QUESTÃO; DOCUMENTAL, QUE CONSISTE NA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO DO CURSO (PPC); E DA COLETA DE DADOS, OBTIDA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS DOCENTES DO CURSO E DA INSTITUIÇÃO SUPRACITADOS. PARTE DOS RESULTADOS JÁ OBTIDOS ATRAVÉS DOS ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS E DO INÍCIO DA PESQUISA EMPÍRICA EVIDENCIAM QUE A PRÁXIS PEDAGÓGICA REPRESENTA UM IMPORTANTE DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO, POIS ALÉM DE VISAR UM ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA BUSCA TECER ESSA ASSOCIAÇÃO DE FORMA CONTEXTUALIZADA E CONGRUENTE COM OS ASPECTOS SOCIAIS, HISTÓRICOS E POLÍTICOS DO ATO EDUCATIVO. DESTARTE, APREENDE-SE QUE A TEORIA E A PRÁTICA REPRESENTAM RESPECTIVAMENTE A CONSCIÊNCIA E A AÇÃO E PARA QUE AMBAS CONSIGAM ALCANÇAR UM SENTIDO DE SIGNIFICÂNCIA PRECISAM INCORPORAR UM IDEAL DE TRANSFORMAÇÃO QUE ENCONTRA RESPALDO NA PRÁXIS.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior