ANIMUNOLOGIA: VÍDEOS COM ANIMAÇÕES PARA O ENSINO INCLUSIVO DE IMUNOLOGIA

Autores

  • Joanna de Freitas Rocha
  • Letícia de Castro Viana
  • Erika Freitas Mota

Resumo

Cerca de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de deficiência e a inclusão desses indivíduos ao Ensino Superior gera novos desafios para os professores. Além disso, com as restrições impostas pela pandemia do novo corona vírus em 2020 fez ainda mais necessário a busca e produção de materiais didáticos para serem utilizados em ambientes virtuais de aprendizagem. Baseado nesses fatores, o objetivo do trabalho foi propor um recurso didático em forma de vídeo animado que possa ser usado em aulas de Imunologia de forma inclusiva e remota. O material didático consistiu em três vídeos curtos (< 30 min) com ilustrações animadas em PowerPoint e editados com Kdenlive, incluindo áudio-descrição e legendas. O assunto abordou as características gerais da imunidade contra patógenos e, mais especificamente, contra bactérias extracelulares e intracelulares. Os alunos da disciplina de Imunologia, ofertada aos cursos de Ciências Biológicas e Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará, foram divididos em dois grupos para avaliar o material através de formulários online: os que ouviram somente a áudio-descrição e os que viram os vídeos animados sem a descrição. De forma geral, os alunos consideraram que o material, tanto da áudio-descrição quanto o vídeo animado, auxiliam no aprendizado de imunologia de forma inclusiva, elogiaram a qualidade de imagens e som e as respostas ao conteúdo melhoraram após a aplicação do material. Foi observada a dificuldade dos alunos em assistir aos vídeos e acompanhar as aulas da disciplina de maneira geral; um reflexo da quantidade de conteúdo, como apontado pelos próprios alunos na avaliação, aliado, provavelmente, a situação emocional de cada um durante à pandemia. Dentre as sugestões, o tempo do vídeo e a música utilizada foram os pontos mais citados para melhorar. Conclui-se que a utilização de vídeos animados com áudio-descrição e legendas pode ser uma opção para inclusão em aulas remotas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior