AVALIAÇÃO DAS AULAS DE CAMPO VIRTUAL ELABORADAS PELOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DE CAMPO APLICADA AO ENSINO – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UFC 2020.1

Autores

  • Francisca Mariana Rufino de Oliveira Silva
  • Christiano Franco Verola

Resumo

Os ambientes extramuros escolares têm grandes potencialidades de vivências para os estudantes de todas as idades. As saídas de campo são ferramentas para a apreensão dessa realidade viva sob a ótica do professor. A atual pandemia de Sars-CoV-2 levou toda a atenção do mundo para a Educação à Distância exigindo uma adaptação rápida por parte dos professores. Objetivou-se identificar as alternativas criadas para as aulas expositivas e inclusivas de campo para um formato remoto pelos alunos da disciplina de Biologia de Campo Aplicada ao Ensino. Foram realizadas observações de todas as aulas elaboradas pelas equipes da disciplina e avaliadas as estratégias apresentadas com base em critérios técnicos e apresentados aos alunos da disciplina como devolutiva das experimentações. As apresentações da turma ocorreram na plataforma Google Meet, onde divididos em grupos de quatro ou cinco alunos apresentaram a aula de campo virtual. Os critérios usados para avaliação das aulas foram: tema da aula, turma alvo, programas e aplicativos usado, local da aula de campo, tipo de deficiência abordada, estratégia para inclusão. A devolutiva ocorreu no mesmo meio virtual das aulas e contou com a discussão com os alunos. As equipes cumpriram as proposições de trazer o meio externo para o conhecimento virtual, a inclusão permeou todas as apresentações de forma marcante demonstrando que o pensar inclusivo orientou nas tomadas de decisões sobre as abordagens utilizadas. Os locais escolhidos foram bem diversos, desde Parque do Cocó até Museu Nacional no Rio de Janeiro. As deficiências assistidas foram contempladas com atividades que contaram desde audiodescrição até contação de histórias que facilitasse a apreensão de conhecimento por alunos com deficiência cognitiva. Por fim a decisão pela continuidade da disciplina de forma remota embora inicialmente trouxesse insegurança ao docente e a turma acabou se revelando uma experiência benéfica e inovadora para todos os envolvidos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior