ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS NA MEDIAÇÃO DA DISCIPLINA ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS POR MEIO DE NOVAS TECNOLOGIAS, NO CURSO LETRAS-LIBRAS

Autores

  • Marilene Calderaro da Silva Munguba
  • Antonio Jose Melo Leite Junior

Resumo

O curso de Licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal do Ceará (UFC) se propõe a formar professores de Libras. Daí surgiu a disciplina optativa Ensino e aprendizagem de libras por meio de novas tecnologias, que tem sido ministrada a partir de 2018.2, no curso Letras-Libras. Objetiva-se aqui descrever as estratégias pedagógicas adotadas na mediação da Disciplina, tratando-se de um relato de experiência de mediação pedagógica, referente aos semestres 2018.2 a 2020.1. Durante esse período participaram concomitantemente dois professores: uma professora do curso Letras-Libras, titular da disciplina, e um professor convidado do curso Sistemas e Mídias Digitais, ambos da UFC, e 57 alunos no total. O planejamento da disciplina ocorreu em julho de 2018, considerando as metodologias a adotar na mediação da aprendizagem. Por ser um curso bilíngue e bicultural, em que interagem alunos e professores, surdos e ouvintes, e intérpretes de Libras. Dentre outros conceitos, discute-se Gamificação no contexto educacional e a adoção de novas tecnologias educacionais. Como base para avaliação, optou-se pela elaboração, em pequenos grupos, de proposta de game educacional, com base na abordagem Design Thinking na modalidade de Ambrose e Harris (2009). Identifica-se a motivação e o envolvimento dos alunos, em especial em workshops específicos, onde cada etapa do Design Thinking é discutida para posterior elaboração. Como fruto dessa mediação, já se obteve treze propostas de games educacionais, tendo sido quatro apresentadas em eventos científicos. Em 2020.1, devido à adoção de atividades remotas pela UFC, foi inserida a metodologia sala de aula invertida, que funcionou muito bem e continuará sendo adotada na modalidade de ensino presencial. Conclui-se que as estratégias pedagógicas adotadas na disciplina têm atingido a autonomia na elaboração de propostas de games educacionais, e na aprendizagem, inclusive rendendo trabalhos científicos para alunos e professores envolvidos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior