ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA COM ENFOQUE ETNOMATEMÁTICO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Autores

  • Pedro Henrique de Sousa Xavier
  • Marcos José Martins Pereira Filho
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de duas pesquisas bibliográficas que analisam o ensino de matemática em comunidades quilombolas em Santiago do Iguape (BA), com enfoque etnomatemático à aquisição do conhecimento por meio da influência da cultura local de Jailson Gomes e Jonson Ney e utilização do jogo Oware para ensinar Matemática para os anos iniciais de uma escola Quilombola em Cabo de Santo Agostinho (PE) de Ana Quele e Carlos Eduardo. O estudo norteou-se pelos desafios encontrados no ambiente escolar de uma escola Quilombola no que se diz ao modelo próprio de escola que possibilite abordagens relacionadas aos saberes a serem ensinados, já que a aquisição dos conhecimentos é bem mais complicada quando se fala ao acesso à internet, a disponibilidade dos materiais didáticos e as tecnologias. Os dois textos estudados apresentam com enfoque qualitativo analisam as relações entre a Matemática cotidiana dos alunos desta comunidade, e a utilização de um jogo de origem africana, Mancala Oware, como elemento para trazer a realidade dos estudantes para a sala de aula. A utilização de elementos dinâmicos e motivadores para a aprendizagem se mostra como bastante relevante para a renovação do Ensino de Matemática, assim como, mesclar esses elementos com o contexto cultural da comunidade, de forma a trazer diferentes maneiras de se ensinar Matemática e mostrar aos alunos que o aprendizado se torna simples e divertido, desmitificando as matérias ditas como “difíceis” ou “impossíveis”, mas que na verdade seja um fator determinante para o seu futuro como aluno e cidadão pensante.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior