METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM VIRTUAL DE ANÁLISE SENSORIAL DESCRITIVA

Autores

  • Luana Maria Alves de Medeiros
  • Antonia Eclenia Dias Barbosa
  • Maria do Carmo Passos Rodrigues

Resumo

A análise sensorial de alimentos é uma ciência que estuda a interação entre os alimentos e os sentidos humanos. Nessa disciplina os alunos aprendem e aplicam os conceitos para evocar, medir, analisar e interpretar as reações às características dos alimentos e materiais da forma como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, paladar, tato e audição. A análise descritiva quantitativa (ADQ) é um método sensorial que objetiva gerar um perfil sensorial através de uma descrição detalhada dos produtos. Os conhecimentos teóricos e as técnicas aprendidas nas aulas auxiliam no direcionamento da utilização desta análise. Para isso, utilizou-se como metodologia de aprendizagem o modelo de aula virtual explicativa, descrevendo todas as etapas do teste e, para submeter o aluno a uma experiência mais próxima da situação real, em que o avaliador aplica o teste com provadores, foi apresentado em forma de vídeo a simulação da aplicação do teste de ADQ. Demonstrações explicativas de planilhas e o passo a passo de como analisar os resultados obtidos foram as estratégias utilizadas. Nessa metodologia de aprendizagem, resultados fictícios de avaliação das características de produtos são apresentados para os alunos acompanharem todas as etapas da análise descritiva. Emprega-se o programa Excel para construção de gráfico do tipo radar com as médias de intensidade dos atributos, possibilitando ao aluno interagir no delineamento do perfil sensorial e na visualização das diferenças entre características de cada classe de atributo para direcionar tomada de decisão. Na avaliação da aprendizagem, aplica-se uma atividade de construção de gráfico e interpretação de resultados levando em consideração o objetivo sensorial proposto. A ADQ é fundamental na futura vida profissional dos alunos, pois é um dos principais métodos utilizados para fazer comparação entre produtos concorrentes, no desenvolvimento de novos produtos e para determinação da vida de prateleira do produto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior