O CORAL DO PAAP - MAESTRO ORLANDO LEITE: PRÁTICA DO CANTO E TECNOLOGIAS DO ENSINO PARA DOCENTES, DISCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

Autores

  • Ana Cleria Soares da Rocha
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa
  • Cpf: 4243422893-04
  • Nataly Alves Holanda
  • 294203263-49
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Relata-se a criação e a implantação do Coral PAAP - Maestro Orlando Leite no momento da Pandemia do COVID-19, em 2020. Pretende-se avaliar como o uso de técnicas e ferramentas tecnológicas podem favorecer ao ensino da música, em particular, do canto. A pesquisa é qualitativa com base na pesquisa-ação, pois “estuda a ação quase sempre com a intenção de conseguir aprimorá-la, mas e especial por ser realizada pelas pessoas diretamente responsáveis pela ação.” (STAKE, 2011). Para interpretação das práticas do canto-coral utilizou-se, em especial, as ideias de Goulart e Cooper (2002) sobre métodos de técnica vocal sobre Canto (2002). Os ensaios ocorreram uma vez por semana, na sala do Google Meet, transmitidos ao vivo no Canal Youtube do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP). Foram ao todo 10 ensaios, mas o grupo também compartilhava experiências via WhatsApp. Tanto o Google Meet quanto o WhatsApp se converteram em importantes ferramentas à promoção da socialização e da responsabilidade individual e coletiva do grupo, evidenciadas na interação entre os participantes tanto em momentos síncronos quanto assíncronos via chat. À medida que ocorreriam os ensaios pode-se examinar o desempenho dos componentes e do processo de ensino de música feito de forma síncrona e atividades assíncronas em quatro gravações, sendo 2 áudios e 2 vídeos. O formato on-line também foi um dos motivadores de desistências de membros do Coral, em virtude de alguns cantores não adaptarem à realidade do ensino remoto. Autoavaliação dos membros da equipe, feita ao final do semestre de 2020 evidenciaram satisfação e aprendizado. Considerando as apresentações vocais, reconhece-se, que ocorreu aprendizado, uma vez que os participantes buscaram estudar as partituras e ensaiar as músicas propostas pela regente, mas identificou-se a necessidade de estudos e pesquisas de outras tecnologias que aproximem cada vez mais os integrantes do Coral do PAAP ao ensino remoto do canto e música.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior