O DISTANCIAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA COVID-19 E A REPERCUSSÃO NAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Fernanda Claudia Araujo da Silva

Resumo

O maior desafio enfrentado no século XXI tem sido a pandemia de Covid-19 que afetou a saúde mundial, principalmente dos grupos mais vulneráveis, como as pessoas com deficiência. A temática traz a reflexão sobre dois pontos: o distanciamento social colocado como ponto fundamental à contenção da doença e o enfrentamento da pandemia na hipótese de infecção do pelo vírus, ambos observados quando envolve PcDs. O questionamento do presente trabalho recai sobre o distanciamento, se contribui para o aprisionamento das pessoas com deficiência em enclousures, tornando-as excluídas em seus próprios territórios e, por algumas vezes, esquecidas na hipótese de contaminação pelo vírus, como ocorre com a proibição de acompanhante, o que não tem sido considerado com pessoas autistas. Além do distanciamento, o uso obrigatório de máscaras é uma medida comum à pandemia, como meio de proteção e segurança, que afetam a comunicação de pessoas surdas e/ou que fazem o uso da leitura labial. Outra população que tem sido atingida, é a de cadeirantes, uma vez que a intensificação dos cuidados de higienização das cadeiras tem sido condição de proteção e pela maior vulnerabilidade à contaminação numa conversa, já que ficam mais baixos e, consequentemente, mais expostos a gotículas de saliva e aerossóis infectados. Os cegos têm sua situação mais vulnerável, pela necessidade de higienização de bengalas, além do aumento da exposição ao se apoiar em terceiros e pelo próprio fato de não enxergarem, não percebem se as pessoas estão com máscara ou não. Não se pode deixar de mencionar que as pessoas em tempo de pandemia também estão em potencial riscos psicológicos, presente com maior intensidade em pessoas com deficiência, sendo, portanto, a população mais impactadas. A pandemia ainda diminuiu a solidariedade a certas populações por causa do medo do toque. Assim, são necessárias estratégias que minimizem esses impactos, como condição fundamental aos direitos das pessoas com deficiência e implementação

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior